Greve

Servidores do TRF-3 iniciam greve nesta sexta-feira

Tempo indeterminado

Nesta sexta-feira (30/9), os servidores da Justiça Federal em São Paulo vão retomar a greve, por tempo indeterminado. A decisão se deu nesta quinta-feira durante assembleia geral, que aconteceu em frente à sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Os servidores estavam paralisados desde terça-feira (27/9). Na Justiça Trabalhista, a greve deve começar a partir da próxima quarta-feira, dia 5 de outubro.

No ano passado, a categoria fez uma greve de 69 dias para cobrar o fim do congelamento salarial. O último reajuste concedido aos servidores do Judiciário foi feito em 2006. A categoria reivindica a aprovação do PL 6.613/09, parado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados desde julho de 2010. “O Poder Executivo não cumpre a Constituição ao desrespeitar a data-base dos servidores públicos. Por isso, estamos nesse movimento reivindicatório”, explica Adilson Rodrigues, diretor do Sintrajud, sindicato que representa a categoria em São Paulo.

Os recursos necessários para implementação do Plano de Cargos e Salários da categoria está na proposta orçamentária enviada pelo Supremo Tribunal Federal ao Planalto, e que não foi aceita. A presidente Dilma Rousseff não incluiu a proposta orçamentária do Poder Judiciário no Projeto de Lei Orçamentária de 2012.

Até o momento, ao menos cinco entidades representando servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União já entraram com ações no Supremo Tribunal Federal contestando a decisão do Executivo. A categoria também reivindica do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, uma postura efetiva em relação ao veto presidencial ao reajuste.

“Até agora o presidente do STF não agiu à altura de um chefe de Poder. Ao não exigir o orçamento necessário para a implementação da reposição salarial de seus servidores, ele se submete à política do Poder Executivo de manter o congelamento salarial”, ressaltou o sindicalista. Com informações da Assessoria de Imprensa do Sintrajud.

Revista Consultor Jurídico, 30 de setembro de 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s