Salão de Buenos Aires

Salão de Buenos Aires exibe mais novos nacionais que o de São Paulo

19/06/2011  – 07h19

Após ter a última edição cancelada, o Salão de Buenos Aires quase não aconteceu novamente. Às vésperas da abertura, quinta-feira, as cinzas do vulcão chileno ainda interrompiam voos no continente e quase impediram a ida de carros e de público à mostra internacional.

Marcio Nel Cimatti/Divulgação
Nova Ranger no Salão de Buenos Aires
Ford mostrou nova Ranger no Salão de Buenos Aires

Seria uma grande frustração, já que a exposição portenha reúne mais novidades produzidas no Brasil do que o último Salão de São Paulo (2010), onde o Fiat Bravo foi o único estreante nacional.

Há três modelos inéditos em Buenos Aires, e dois são conceitos da Chevrolet: a picape Colorado e o sedã Cobalt. A Renault mostra o Duster, que chega em novembro para enfrentar o EcoSport.

A grade cromada e o interior mais caprichado diferenciam o Duster nacional do simplório modelo romeno, feito pela Dacia. O brasileiro será “flex”, com motores 1.6 (versão 4×2) e 2.0 (4×4).

O Cobalt, única estreia mundial do evento, foi desenvolvido por engenheiros da GM do Brasil e da Coreia do Sul. A fabricação começa ainda neste ano, e o carro vai aposentar as versões sedã dos veteranos Corsa e Astra.

  Divulgação  

Mas aquela que seria a grande atração do evento não apareceu. A nova geração do Civic teve o lançamento adiado para o início de 2012. A Honda alega que o tsunami que devastou parte do Japão, em março, afetou o fornecimento de peças para o Brasil.

PICAPES

O volume de vendas de picapes médias verificado no Brasil dobrou nos últimos cinco anos, atingindo 120 mil unidades em 2010. Para especialistas ouvidos pela Folha, o segmento deve seguir em alta, impulsionado principalmente pela demanda que será criada, até 2016, com obras de infraestrutura para a Copa e as Olimpíadas.

É nesse novo mercado que as grandes montadoras apostam. Ford e Chevrolet aproveitam o Salão de Buenos Aires para apresentar suas futuras picapes, até porque sabem que o evento argentino é a única grande mostra automobilística agendada para a América do Sul neste ano.

As novidades surgem como conceitos, embora muito próximos do que será visto nas ruas. O protótipo da nova Ford Ranger, por exemplo, é idêntico ao carro já ofertado na Ásia e na Europa.

Divulgação
Chevrolet Colorado Rally Concept revela sucessão da S10
Chevrolet Colorado Rally Concept revela sucessão da S10

Até o motor diesel 2.2 Duratorq TDCi 2.2 (126 cv) é igual. Ele vem acoplado a uma transmissão manual e à tração 4×4 -para o Brasil, os engenheiros da marca ainda preparam uma versão “flex”.

Segundo Enrique Alemañy, presidente da Ford da Argentina e do Chile, essa geração da picape se diferencia da anterior pelo conforto e pela dirigibilidade próximos aos de um carro de passeio.

Para tanto, o modelo ganhou mais espaço na cabine com o novo chassi e diversos itens tecnológicos, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais -equipamentos que devem ser opcionais no modelo que estreia por aqui em 2012.

Outra picape que sonha em destronar a Toyota Hilux -líder entre os modelos acima de R$ 70 mil- é a Colorado Rally cabine dupla, da Chevrolet. O protótipo aparece em Buenos Aires travestido de veículo de competição.

Traz até bancos tipo concha com canudo ligado a um reservatório de água para hidratar o “piloto”. Algo que ninguém verá na versão comercial do produto, prometida para o segundo semestre.

A novata não aposentará a S10 (a partir de R$ 51 mil), que continuará à venda na configuração de entrada. E mesmo sem a Chevrolet ter divulgado os dados técnicos da Colorado, não é difícil imaginar que ela custará bem mais que a opção atual.

Há também modelos de menor impacto, pois já não eram segredos. Entre eles estão duas versões da Volkswagen Amarok, uma com cabine simples e outra com caçamba estendida. E também a gigantesca Ram 2.500 remodelada, que mais parece um caminhão para caubóis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s