Moema - Zona azul

Bairro de Moema, em SP, ganha mais vagas para estacionar

25/01/2011  – 07h53

Sob críticas de comerciantes desde o início do ano passado, quando reduziu o número de locais nas ruas onde era possível estacionar, a prefeitura decidiu criar 108 vagas pelo sistema de área azul em Moema, bairro nobre da zona sul de São Paulo.

Em abril do ano passado, a região perdeu 3.850 vagas com a proibição de estacionar em várias vias –em troca, a prefeitura implantou 1.072 vagas de Zona Azul.

Conforme revelou o jornal “O Estado de S. Paulo”, o governo municipal alegou que o objetivo era “desafogar o trânsito” na região. A diminuição dos locais de estacionamento na rua, no entanto, incomodou os comerciantes, que afirmam ter perdido clientes após a medida.

“A pessoa não tem onde parar e vai embora. Vimos 40 estabelecimentos fechar. Só no meu restaurante o movimentou diminuiu 20%”, reclama Marcelo José Sampaio, do Movimento Pelo Direito de Estacionar em Moema.

O grupo, em parceria com outras associações de moradores, tem pressionado a prefeitura –inclusive com protestos– pela volta das vagas para estacionamento.

O número de vagas criadas pela prefeitura, no entanto, ainda é considerado baixo por Sampaio. “Também queremos a fluidez do trânsito, mas não queremos quebrar.”

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que a decisão de restabelecer as 108 vagas aconteceu após um “período de acompanhamento e avaliação das medidas implantadas” em abril.

  Rodrigo Capote-24.jan.2011/Folhapress  
Carros parados em vagas de zona azul da rua Ministro Gabriel Rezende, na região de Moema, na zona sul de SP
Carros parados em vagas de zona azul da rua Ministro Gabriel Rezende, na região de Moema, na zona sul de SP

FLUIDEZ

Segundo o órgão, a redução das vagas de estacionamento trouxe aumento de 40% na fluidez do trânsito.

Das novas vagas, 98 foram criadas nas avenidas Cotovia, Ministro Gabriel Resende de Passos, Sabiá, Rouxinol e Lavandisca. Dez serão efetivadas na avenida Rouxinol.

Por outro lado, a prefeitura prepara a retirada de 28 vagas na alameda Jauaperi e na avenida Sabiá, para facilitar o embarque e desembarque próximo a áreas escolares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s